Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, vai reunir com os munícipes via Skype. A medida foi anunciada esta manhã pela autarquia.
O skype é uma aplicação de telecomunicações que permite comunicação pela internet através de conexões de voz e vídeo, e a autarquia de Leiria anunciou que os munícipes que pretendam agendar uma reunião deverão enviar uma mensagem prévia para o endereço de correio eletrónico do autarca, identificando-se e adiantando o assunto.
O município entrará, posteriormente, em contacto, para agendar a reunião, que deverá ocorrer amanhã, sexta, entre as 15 e as 17 horas, adianta a autarquia.
Entretanto, as freguesias do concelho de Leiria decidiram encerrar temporariamente os serviços de atendimento presencial, reforçando os serviços de atendimento telefónico, correio eletrónico ou “chat”, para “fins meramente informativos”.
A medida foi concertada ontem, quarta-feira, entre os autarcas do concelho, e não foi a única. Com objetivo de “adotar procedimentos, pretendendo antecipar e minorar os impactos negativos, através da redução da exposição e propagação da doença”, os autarcas das freguesias de Leiria, decidiram ainda a “implementação do regime de teletrabalho ou de prontidão dos colaboradores das sedes e dos espaços exteriores”.
Foi igualmente determinado que serão atribuídas “novas funções” aos colaboradores daquelas autarquias “sempre que se justifique”.
O atendimento presencial fica “condicionado a situações urgentes”, devendo ser antecedido de marcação telefónica ou por correio eletrónico, explica o comunicado, entretanto divulgado.
Aquelas autarquias recomendam a adoção das recomendações provenientes da Direção Geral de Saúde para fazer face ao surto de Covid-19.