O concelho de Pombal registou três mortes devido à Covid-19 em apenas oito dias. O caso mais recente reporta-se a um homem de 83 anos, utente do lar de idosos da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, freguesia de Pombal. À semelhança dos dois primeiros óbitos, a infeção pelo novo coronavírus foi apenas confirmada post mortem.
Segundo noticiou o Pombal Jornal, a vítima mortal era natural de Vicentes.
No domingo, dia 22, tinha falecido uma outra utente daquele lar, com 76 anos, e no dia 17, uma mulher de 94 anos, residente no Carriço, que estava internada em Coimbra.
José Ruivo, delegado de saúde do concelho, está particularmente preocupado com a instituição que acolhe 26 utentes e conta com uma equipa 14 funcionários, mas também com o lar S. José, na Ilha – onde foi na passada semana detetado um outro caso positivo – e o Centro Social do Carriço que prestava apoio domiciliário à primeira vítima.
Entretanto com o aumento do número de casos confirmados de infeção e de contactos em vigilância por parte das autoridades de saúde, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria (CDPCL) lançou hoje, quinta-feira, o primeiro boletim da situação epidemiológica nos 16 concelhos do distrito.
Este boletim – que será emitido diariamente com os dados apurados na véspera pelas Unidades de Saúde Pública dos três Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) que abrangem o distrito (Pinhal Interior Norte, Pinhal Litoral e Oeste Norte) – indica para o distrito, 37 casos positivos de covid-19 e 428 pessoas em vigilância.
Já o concelho de Ourém (distrito de Santarém) contabilizava, ao início desta tarde, quatro doentes com covid-19 e 43 pessoas em vigilância.
Situação epidemiológica no distrito de Leiria
e concelho de Ourém (25.3.2020)
Este balanço não contempla alguns casos entretanto divulgados pela Direção-Geral da Saúde devido ao desfasamento temporal da recolha dos dados.
Ainda segundo a CDPCL, encontravam-se ontem, quarta-feira, 22 bombeiros de corporações do distrito em vigilância.
Quanto às forças de segurança do distrito, não existiam na terça-feira casos confirmados de infeção entre militares da GNR ou agentes da PSP, apurou o REGIÃO DE LEIRIA.
Entretanto, até ao momento, seis concelhos do distrito já acionaram o respetivo plano municipal de emergência, nomeadamente Batalha, Bombarral, Leiria, Óbidos, Peniche e Pombal.
Teotónio disse:
Seria mais informativo revelarem o que se passa a nível de freguesias.
Cumprimentos