O Politécnico de Leiria considera que “não existem razões conhecidas de saúde pública que aconselhem o encerramento” das escolas ligadas à instituição.
Num comunicado hoje divulgado, o Politécnico garante que “não se registam casos de infeção por Covid-19 entre estudantes, professores, investigadores e técnicos” do instituto e avança que não vai suspender as atividades letivas e de investigação devido ao surto, salientando que estão a ser tomadas “todas as diligências numa atitude de responsabilidade social, mantendo uma cultura de tolerância mútua e respeito pelo próximo”.
“O Politécnico de Leiria está em contacto regular com a sua comunidade académica, em estreita articulação com as suas escolas, promovendo estratégias de comunicação de informação, partilha de boas práticas e aplicação das medidas aconselhadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente no que se refere ao controlo e prevenção”, lê-se no documento.
O instituto frisa que já foram tomadas ações de contenção, “com ponderação, responsabilidade e proporcionalidade”, como a divulgação das medidas de controlo e prevenção, conclusão do plano de contingência e suspensão de eventos previstos para o curto/médio prazo e participação em feiras nacionais e internacionais.
A par disso, os responsáveis do Politécnico garantem estar em “contacto permanente com estudantes, professores, investigadores e técnicos que tenham estado numa área com transmissão social ativa”, de modo a que estes “permaneçam em casa, em isolamento social responsável, e não se desloquem aos nossos espaços públicos”.
Ivo Lopes disse:
Atão, mas como é que isso funciona? Eles sabem a saúde dos alunos todos? Ainda são umas quantas escolas. Porcaria de mania que a malta tem de arriscar a saúde de toda a gente só porque sim. Ninguém se sente seguro a ir para a escola atualmente, há quem sinta e há quem não sinta. Agora alegar que se sabe da condição de saúde de todos os alunos é grande treta. Até Coimbra fechou a universidade, acham que eles tem menos a perder que Leiria ? Please xD