A candidatura de Leiria Capital Europeia da Cultura lança no sábado “O futuro da nossa cidade”, congresso que funcionará em formato contínuo, anunciou a organização.
Em comunicado, a candidatura avança que a iniciativa substitui o congresso anteriormente anunciado para os dias 22 a 24 de outubro, servindo esta abertura oficial e simbólica, no Museu de Leiria, para celebrar também o Dia da Europa.
O congresso tem sete eixos de reflexão, que nas últimas semanas têm mobilizado “um grande número de atores culturais e investigadores”.
A discussão vai desenvolver-se à volta dos temas “Marcadores”, “Hospitalidade”, “Cidade”, “Criação”, “Pensamento”, “Gerações” e “O futuro da minha cidade é…”, adianta a organização.
Em paralelo, será lançada a página “Próximo passo”, destinada a fomentar o debate sobre o impacto da pandemia de covid-19 nas artes e na cultura.
De acordo com a informação divulgada, serão lançadas dez perguntas às quais toda a comunidade do território e nacional é convidada a responder. A partir desse conteúdo, vão trabalhar depois as Cátedras UNESCO dos institutos politécnicos de Leiria e Tomar.
A candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 envolve 26 municípios das comunidades intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio Tejo, e é desenvolvida pela Rede Cultura 2027.
A cerimónia acontece a partir das 11 horas e será transmitida pela internet nas redes sociais de Rede Cultura 2027.