Os ginásios e clubes de fitness vão poder voltar a abrir portas a partir de segunda-feira, 1, anunciou ontem, o primeiro ministro António Costa.
Inserida na terceira fase de desconfinamento, no quadro da pandemia de covid-19, a abertura dos ginásios, anunciada por António Costa no final de uma reunião do Conselho de Ministros, terá de respeitar as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente sobre restrições à capacidade máxima destes espaços, regras de desinfeção dos equipamentos e uso de máscaras e viseiras por todos os funcionários.
A Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) tinha vindo a desenvolver conversações com o Governo e com a DGS para reabrir os ginásios precisamente a 1 de junho, alegando que a sobrevivência de muitos postos de trabalho do sector estava dependente de uma decisão favorável, que agora se confirma.
Com a decisão, algumas empresas do sector de bem-estar na região já anunciaram as medidas que irão adotar logo na segunda-feira. O ginásio Be-Fit, em Leiria, comunicou através de suas redes sociais que vai estar de portas abertas a partir de 1 de junho com um ambiente “ainda mais seguro”.
Entre as novas regras do espaço, está a interdição do uso de balneários, estendida a qualquer negócio do ramo, de acordo com o Governo. A limitação de permanência a uma hora por utente faz igualmente parte das normas recentes impostas pelo ginásio nesta próxima fase.
Com aulas online durante o período do estado de emergência, o Phive também informou que na próxima semana já estará a receber seus sócios presencialmente. “Estamos cheios de saudades vossas”, diz a publicação que anuncia a reabertura das unidades de Leiria e Coimbra.
No Facebook, o Ginásio Luxus aproveitou para comunicar o regresso de suas atividades com um vídeo, onde apresenta as novas medidas de segurança que passam a vigorar na sala de máquinas, tal como nos espaços de alongamentos e atendimento.