À porta, uma dezena de pessoas aguardava a sua vez para entrar. Lá dentro, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e o presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, faziam a visita ao espaço da Loja de Cidadão de Leiria.
O espaço reabriu esta manhã, mais de dois meses e meio depois do encerramento dos serviços, devido às restrições causadas pela pandemia da covid-19, com novas regras de atendimento. A reabertura das Lojas aconteceu a nível nacional e em Leiria contou com a presença da ministra Alexandra Leitão e da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca.
Com todos os serviços a funcionar – Espaço do Cidadão, Balcão de Atendimento Único, Instituto de Segurança Social, Finanças, Instituto dos Registo e Notariado e SMAS de Leiria – os cidadãos devem dar prioridade à marcação do atendimento via telefone (através do número 244 243 860, ou via e-mail lojadecidadao@cm-leiria.pt (dias úteis das 9 às 16 horas) e dirigir-se ao local no dia e horas agendados.
Os caminhos a seguir estão marcados, as distâncias a cumprir também e são muitos os dispositivos de desinfetante existentes. Nas zonas de espera, só é possível sentar de três em três lugares.
Alexandra Leitão, que esteve em dezembro passado na inaguração da Loja de Cidadão de Leiria, destacou a intervenção no espaço no sentido de garantir todas as condições de segurança a funcionários e utilizadores.
Nos cinco meses de funcionamento, a Loja de Cidadão de Leiria já efetuou 53 mil atendimentos.