A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) divulgou hoje a capacidade potencial de lotação e datas da época balnear das praias do Norte, Centro e Alentejo.
Na lista incluem-se agora as zonas balneares do concelho de Leiria, Marinha Grande e Pombal, onde até à data não existiam dados definidos.
Para definir a capacidade potencial de lotação, a APA estima uma área média de 8,5 metros quadrados por pessoa.
No caso do concelho de Leiria, isso significa que a praia do Pedrógão Centro poderá receber 5.600 pessoas e a praia do Pedrógão Sul, 600.
As praias da Marinha Grande também já têm número máximo de banhistas estimado: Pedras Negras com 500, Praia Velha com 6.100, Praia da Vieira com 5.800 e S. Pedro de Moel com 1.900.
A praia do Osso da Baleia, em Pombal, vai poder receber até 1.900 visitantes.
Nas praias dos três concelhos a época balnear começa a 20 de junho e prolonga-se até 15 de setembro.
Os números da capacidade potencial de ocupação das restantes praias do distrito e concelho de Ourém já tinham sido anteriormente divulgados. Recorde os dados na tabela em baixo.
Apenas as praias fluviais permanecem sem dados definidos.
A praia da Nazaré, por exemplo, tem uma capacidade potencial de ocupação até 17.100 utentes e a época balnear teve início a 6 de junho e terminará a 15 de setembro.
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, reagiu ao limite estabelecido e disse, em comunicado, que está “preocupado com a carga admitida pela agência para esta época balnear na praia da Nazaré”, considerando os valores baixos “face a que é habitual para a Praia da Nazaré”, uma vez que a quantidade de pessoas que se desloca para usufruir da praia “está bem acima desses valores definidos”.
joao-manuel-crispim-da-silva-filipe disse:
Então e Pedrógão norte ou seja a praia do chamado casal ventoso,não está no mapa.Se não está no mapa não tem lotação máxima.