Uma reativação do incêndio que deflagrou ontem à tarde, sexta-feira, no Arrabal, concelho de Leiria, obrigou esta manhã ao reforço dos meios de combate às chamas.
Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, a reativação foi detetada esta manhã, sábado, cerca das 11 horas, estando um meio aéreo no teatro de operações e mais quatro a caminho.
Foram ainda mobilizados cerca de 130 bombeiros de várias corporações apoiados por 34 veículos.
Às 12h40, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse à agência Lusa que o incêndio, que lavra numa zona de povoamento, foi dado como dominado pelas 21h32 de sexta-feira, mas teve “uma reativação forte pelas 10h49” de hoje e “está ainda por dominar”.
Pelas 13h25 estavam empenhados no combate às chamas 107 operacionais, apoiados por 32 viaturas e dois meios aéreos.
Às 15:18 o fogo estava novamente em fase de resolução. A informação consta na página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O fogo, que eclodiu ontem às 15h38 no lugar de Vale Maior evoluiu ao final do dia para a localidade da Chainça, tendo entrado em fase de resolução pouco antes das 21 horas.
Ontem ainda, o incêndio obrigou ao corte da Estrada Municipal 544, que liga os lugares de Chainça e do Arrabal.
Atualizado às 15h17 com a informação de que o fogo entrou em fase de resolução.