Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi registado hoje de manhã a uma profundidade de 31 quilómetros, a noroeste de do Cabo Mondego e foi sentido em vários pontos da região.
De acordo com o IPMA, às 11h42, “foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 35 km a Oeste-Noroeste do Cabo Mondego”.
Pelas 12h30, o IPMA confirmou que o sismo foi sentido “com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Mira (Coimbra).Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova (Coimbra) e Porto (Porto)”, revelou em comunicado.
Mas ao que o REGIÃO DE LEIRIA apurou, o abalo também foi sentido na região.
Vários testemunhos apontam para que o tremor de terra tenha sido sentido no litoral, na zona da Nazaré e de São Pedro de Moel, bem como em Monte Real e nas imediações da cidade de Leiria.
Para que se entenda o grau de intensidade com que o sismo foi sentido, fica a indicação de que na escala de Mercalli modificada, o grau III de intensidade equivale a um sismo sentido dentro de casa.
Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”.
Já o grau IV refere-se a um sismo em que os bjetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem.
Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.
Nota: Notícia atualizada e editada às 12h39 com informação adicional sobre o facto de o sismo ter sido sentido em vários pontos do país.