Sem poderem tocar ou sequer ensaiar devido à pandemia, os ranchos folclóricos vão ter oportunidade de voltar a palco no projeto “Tocar a tradição”.
A iniciativa é do município de Leiria e convida a população a assistir, no Teatro Miguel Franco, a quatro espetáculos onde as tocadas dos 17 ranchos do concelho de Leiria vão mostrar a música tradicional da Alta Estremadura.
Segundo o município, a intenção é “preservar e representar os usos e costumes” que reproduzem a memória coletiva, preservada por estas instituições que dão mostram a música, canto e trajos de há um século atrás.
Os espetáculos acontecem nos dias 8 e 21 de novembro e 12 e 13 de dezembro, com programas que envolve quatro a cinco ranchos por sessão.
A entrada é gratuita, mas está sujeita a reserva e respeito pelas regras de segurança da Direção-Geral da Saúde.
Programa
8 de novembro, 16 horas
Rancho Folclórico dos Parceiros, Rancho Típico da Boa Vista, Rancho As Tecedeiras da Bidoeira de Cima e Rancho Folclórico do Freixial
21 de novembro, 21h30
Rancho Folclórico da Barreira, Rancho Folclórico do Grupo Alegre e Unido da Bajouca, Rancho Folclórico e Etnográfico do Souto da Carpalhosa e Rancho Folclórico Rosas do Lis (Carreira)
12 de dezembro, 21h30
Rancho Folclórico Rosas da Alegria, Sismaria, Rancho Folclórico da Costa, Maceira, Rancho Folclórico Vale do Lis, Barreiros e Rancho Folclórico dos Soutos (Caranguejeira)
13 de dezembro, 16 horas
Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros, Rancho Folclórico de Maceira, Rancho da Região de Leiria e Rancho Folclórico Roda Viva do Telheiro (Maceira) e Rancho Folclórico de São Guilherme (Santa Catarina da Serra)