Os municípios de Ourém e Alcanena pretendem instalar uma pedovia/ciclovia ligando Fátima a Minde no âmbito do “Portugal Ciclável 2030”.
A candidatura será apresentada até final do ano para obtenção de fundos comunitários e contempla um investimento de 1.5 milhões de euros.
Muitos dos peregrinos que se deslocam a Fátima ficarão depois com melhores condições para percorrer os sete quilómetros de distância entre as duas localidades, já que a pedovia terá 1,7 metros de largura.
O projeto contempla passeios nos dois sentidos, desde a rotunda até ao final da zona urbana de Boleiros. Já depois das últimas habitações, terá apenas ciclovia no lado direito (sentido Minde) enquanto no sentido oposto terá valeta espraiada.
O projeto contempla ainda zonas de descanso, com bancos, bebedor de água e papeleiras, além de marcos de incêndio na zona de floresta atravessada por este percurso.
A segunda parte deste projeto pressupõe a requalificação da via rodoviária até ao limite do concelho, no valor de 3.5 milhões de euros, mas não será contemplada por fundos comunitários.
Para facilitar a circulação rodoviária, serão colocados semáforos de velocidade e será construída uma rotunda na zona do cruzamento para a Giesteira.
Luis António disse:
Pena que não reparem na porcaria de estrada que liga o concelho de ourém ao concelho de Alcanena.
De 3 em 3 meses tenho que a alinhar a direção do carro por causa da porcaria dos buracos na estrada.