O número de mortes de doentes infetados com Covid-19 voltou a subir depois do registo de mais um óbito, na segunda-feira, de uma utente do lar de Casal da Raposeira, na freguesia de Colmeias e Memória, concelho de Leiria.
Esta foi a segunda morte registada entre utentes daquela instituição em menos de uma semana, tendo o primeiro óbito sido registado na quarta-feira, 28 de outubro.
Segundo Odete Mendes, delegada de Saúde Pública do concelho, a utente faleceu no hospital. Foi entretanto internado outro idoso do mesmo lar, onde todos os utentes – 23 no total – testaram positivo para a Covid-19. De entre a equipa de 12 profissionais – entre colaboradores e responsáveis – seis também estão infetados com o novo coronavírus.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, a responsável adianta que a situação está a ser acompanhada de perto por equipas médicas e de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL), que se têm deslocado ao local para avaliação clínica e tratamento dos utentes.
Este óbito eleva para 59 o total de mortes registadas na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) desde o início da pandemia, sete das quais nas última semana.
Foram entretanto diagnosticados mais 56 casos positivos nas últimas 24 horas, distribuídos por 13 concelhos. Leiria registou mais 22 infeções, Alcobaça e Peniche mais seis cada, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto de Mós mais quatro cada, Batalha, Pombal e Ourém mais duas cada, e Bombarral, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande e Nazaré mais uma cada.
Há ainda registo de 44 recuperações, subindo o total para 1.892, enquanto s casos ativos aumentam para 689 (mais nove do que ontem).
Portugal regista mais 59 mortes e mais 7.497 casos positivos
Há mais 59 mortes a lamentar em Portugal entre doentes infetados com o novo coronavírus. Segundo o balanço diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), este número eleva para 2.694 o total de mortes ocorridas a nível nacional em oito meses de pandemia.
O número de casos confirmados desde ontem dispara por sua vez para os 7.497, e que a a DGS explica pelo facto de incluir 3.570 casos “decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório da região norte desde 30 de outubro”.
Os casos confirmados acumulados desde o início da pandemia ascendem assim a 156.940, estando 2.337 pessoas hospitalizadas (menos 12 do que ontem), das quais 325 em cuidados intensivos (mais cinco).
Recuperaram entretanto, nas últimas 24 horas, 2.357 doentes, cifrando-se o total de recuperações em 88.946.
Considerando os dados apurados hoje, os casos ativos sobem para 65.300 (mais 5.081 do que ontem).