O Hospital de Santo André, em Leiria, tem pelo menos 15 novos profissionais infetados pelo novo coronavírus.
A informação foi avançada esta tarde, pela TVI, e confirmada ao REGIÃO DE LEIRIA pelo conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria.
Em delarações ao nosso jornal, a administração confirma os 15 profissionais infetados e informa que o “Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho está a avaliar a situação”. Todavia, diz ainda desconhecer a origem e a cadeia de transmissão.
À agência Lusa, uma fonte da instituição afirmou ainda que 12 utentes do Serviço de Medicina II do Hospital de Santo André estão também infetados.
O surto acontece cerca de um mês depois de cinco profissionais terem testado positivo à Covid-19.
Segundo a TVI, entre os infetados estão, pelo menos, “quatro médicos, vários enfermeiros e pessoal auxiliar”. Há ainda outros 14 profissionais que estão em isolamento profilático.
A mesma notícia avança ainda que o surto “teve origem num doente não covid”, que terá sido admitido no hospital sem que fosse realizado teste ao novo coronavírus.
Em comunicado enviado nesta segunda-feira, 2, o CHL desmente “categoricamente” a informação e garante que “o protocolo foi cumprido e os testes foram realizados aos utentes”, sendo sempre realizados testes a “todos os utentes internados” naquele hospital.
(Notícia atualizada no dia 1, pelas 18 horas, com a resposta de confirmação do surto por parte do CHL, e no dia 2, às 12h16 com o comunicado do CHL a desmentir a origem do surto)