O novo Centro de Saúde da Nazaré, um investimento de 1,4 milhões de euros, aguardado há mais de três décadas, vai entrar em funcionamento no dia 28, informou esta sexta-feira, 18, a câmara municipal.
“As chaves do edifício foram hoje entregues, de forma simbólica, ao Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Oeste Norte e a Câmara teve a garantia de que o novo edifício vai abrir portas no próximo dia 28”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.
A entrega das chaves significa o fim da empreitada de construção do novo Centro de Saúde da Nazaré, no distrito de Leiria, que vem substituir “um pré-fabricado onde o centro de saúde funcionava provisoriamente há 36 anos”, lembrou o autarca.
Durante a próxima semana, o edifício será “dotado de equipamento informático e será feita remotamente a transferência dos dados, por parte dos serviços da saúde”, afirmou Walter Chicharro, acrescentando que tem a garantia de que “no dia 28 o centro abrirá com todos os serviços ativos”.
Entre as novas valências conta-se “um consultório de dentista, equipado com meios humanos e materiais, que irá servir a população de todo o concelho”, explicou o presidente.
Nas instalações da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, onde o centro de saúde funcionou provisoriamente, enquanto decorria a obra, vai manter-se apenas o Serviço de Atendimento Permanente.
O Centro de Saúde da Nazaré resulta de um investimento de 1,4 milhões de euros suportados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e de cerca de 350 mil pelo município.
No edifício irão funcionar as Unidades de Saúde Familiar (USF) Nazareth e USF Global, bem como serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e da Unidade de Saúde Pública (USP).
O edifício deverá ser oficialmente inaugurado no primeiro trimestre de 2021.