O projecto de voluntariado “Velhos Amigos”, do núcleo de Leiria da Atlas-People Like Us, foi distinguido, pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), com o Troféu Português do Voluntariado.
O galardão foi atribuído no passado sábado, dia 5, data em que se celebrouo Dia Internacional do Voluntariado.
O Troféu de 2020 foi conquistado na categoria “geral” pela equipa de voluntários do projeto “Velhos Amigos”, programa que está em funcionamento em Leiria, desde 2013, e tem como objetivo levar alimentos, cuidados médicos e apoio psicológico a idosos que vivem isolados na cidade.
Em comunicado, a Atlas, uma Organização Não Governamental de Desenvolvimento (ONGD), agradece a dedicação dos voluntários que “semana após semana se deslocam em viatura própria para entregar sorrisos, preocupação e afetos aos idosos”.
A distinção da Atlas, atribuída anualmente, foi escolhida entre 27 candidaturas de associações de todo o país.
Atlas vai levar comida e afetos aos idosos de Leiria a partir de setembro
Os projetos que integram as candidaturas devem responder a três objetivos essenciais, explica a CPV: promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva na construção do bem comum; valorizar o voluntariado que contribua para a melhoria das condições de vida nas comunidades; e divulgar boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado.
Além dos voluntários de Leiria, também o Lar de São Vicente, em Alcabideche, a Associação Académica da Universidade do Minho e a Câmara Municipal da Amadora receberam o troféu.
A ONGD Atlas-People Like Us atua em todo o território nacional, com sede em Coimbra e núcleos nas cidades de Leiria, Marinha Grande e Pombal.