Adélia Augusto, assistente operacional de Medicina 1, do Centro Hospitalar de Leiria, foi a primeira pessoa a ser vacinada, esta manhã, em Leiria.
A vacinação no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) arrancou cerca das 10 horas e prolonga-se até às 19 horas desta terça-feira, estando ainda previsto que decorra amanhã.
A vacinação arrancou à hora marcada e passavam cerca de dois minutos das 10 da manhã quando Adélia Augusto, assistente operacional que exerce funções numa área com doentes com Covid-19, se sentou e recebeu a primeira dose da vacina.
O CHL dispõe de uma primeira remessa de 530 doses da vacina da desenvolvida pelos laboratórios da Pfizer-BioNTech.
Os profissionais de saúde abrangidos nesta fase são notificados por mensagem escrita (SMS). Em concreto, a vacinação é dirigida aos profissionais em vários serviços de urgência, aos profissionais da Unidade de Cuidados Agudos Polivalentes, de medicina intensiva, de internamentos dedicados a doentes Covid-19 e a doentes respiratórios, e de patologia clínica.
Entretanto, chegaram esta manhã ao Estádio de Leiria, as vacinas contra a Covid-19 destinadas a profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.
As 110 doses da vacina começam a ser administradas amanhã.
Também o Centro Hospitalar do Oeste anunciou que recebeu uma remessa da vacina da Comirnaty (desenvolvida pelos laboratórios da Pfizer-BioNTech) e que avança esta semana com a vacinação.