O Conselho de Ministros reavaliou esta tarde a situação epidemiológica no país e atualizou a lista de concelhos de risco. Além de manter as regras anteriormente definidas para o período do Natal, procedeu ao agravamento das medidas para o período do Ano Novo.
Esta atualização e respetivas medidas terão contudo efeito apenas a partir das 00 horas do dia 24 de dezembro, aquando da entrada em vigor do estado de emergência.
Na região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém) os concelhos de Porto de Mós e de Figueiró dos vinhos – que integravam até ao momento a lista dos concelhos com risco moderado de contágio – juntaram-se Ansião, entre os municípios de risco muito elevado. Esta alteração deve-se ao facto de terem registado uma taxa de incidência superior a 480 novos casos de infeção por 100 mil habitantes em 14 dias.
Também os concelhos de Batalha, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera e Óbidos subiram o respetivo nível de risco, passando de moderado a elevado, por terem acumulado mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes no mesmo período. Mantêm-se com risco elevado os municípios de Leiria, Marinha Grande, Ourém, Peniche e Pombal.
Apenas Alcobaça viu diminuir o nível de risco, de elevado para moderado, e junta-se, neste grupo, aos concelhos de Alvaiázere, Bombarral, Nazaré e Pedrógão Grande.
Atualizações de nível de risco a considerar a partir das 00h00 de dia 24 de dezembro
- Alcobaça
- Alvaiázere
- Bombarral
- Nazaré
- Pedrógão Grande
- Batalha
- Caldas da Rainha
- Castanheira de Pera
- Leiria
- Marinha Grande
- Óbidos
- Ourém
- Peniche
- Pombal
Risco Muito e Extremamente Elevado
- Ansião
- Figueiró dos Vinhos
- Porto de Mós