Leiria, a par de mais nove concelhos de Portugal continental e do arquipélago da Madeira, vai estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve.
São as ondas e a altura que podem atingir que acarreta maior preocupação por parte das autoridades da proteção civil, que desaconselham a aproximação à linha de costa.
Na origem destas condições meteorológicas está a depressão Dora, que influência não só o tempo que se vai sentir em Portugal mas por toda a Europa. Devido “ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado”, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.
Os avisos entram em vigor a partir das zero horas de sexta-feira, com aviso amarelo para a agitação marítima, com ondas de 4 a 5 metros. Pelas 3 horas, o aviso é elevado para laranja, e entre as 12 e as 21 horas desta sexta-feira, atinge o nível máximo, com aviso vermelho. As ondas podem chegar aos 14 metros de altura.
Posteriormente, é ativado o aviso laranja que se mantém até às 10 horas de domingo, dia 6, informa o IPMA.
A partr das zero horas também de sexta-feira, dia 4, vão estar sob aviso amarelo (menos grave) os distritos de Leiria mas também Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para onze distritos devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 0 horas e as 18 horas de sexta-feira.
(atualização às 12h37, com indicação de aviso vermelho para agitação marítima, entre as 12 e as 21 horas do dia 4 de dezembro)