Desta vez foi a fotografia. Após ter premiado uma reportagem e um portefólio do REGIÃO DE LEIRIA com duas medalhas de bronze em 2019, o júri dos prémios ÑH20, considerados os Óscares do design do jornalismo, concedeu, este ano, uma medalha de prata a um trabalho de fotografia publicado no REGIÃO DE LEIRIA.
A distinção foi atribuída ao artigo “Vai ficar tudo bem”, publicada na secção “Visto”, na edição de 26 de março de 2020.
Com foto e texto do fotojornalista Joaquim Dâmaso, o trabalho expõe um registo pessoal do profissional no contexto da primeira onda da pandemia de Covid-19 em Portugal, em março passado.
“Depois de correrias lá fora, a registar o confinamento da cidade ou a luta de quem mantém os serviços essenciais num Estado de Emergência, regresso a casa e descubro a cumplicidade de dois olhares que me abrem sempre o coração”, escreveu Joaquim Dâmaso no texto que acompanha a fotografia dos seus filhos.
Este é considerado como dos prémios mais reputados no design do jornalismo ibérico e latino, promovido pela Society for News Design (SND-E). Com o intuito de reconhecer o valor do design nos media, o ÑH já vai em sua 12ª edição. Inicialmente direcionado para as publicações espanholas, e depois à Península Ibérica, desde 2016 o concurso foi alargado a todos os países da América Latina.
Até sexta-feira, 18, a SND irá anunciar nas suas redes sociais as distinções que receberam medalha de ouro, as publicações mais bem concebidas e os reconhecimentos especiais do júri. Além da categoria de fotografia, este ano o REGIÃO DE LEIRIA concorre com peças nas categorias suplementos, páginas interiores e capas.
Em 2017, o REGIÃO DE LEIRIA venceu o prémio Melhor Capa do Ano, Medalha de Ouro para a primeira página e Jornal Melhor Desenhado entre os locais e regionais.