O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso vermelho para o distrito de Leiria, devido à agitação marítima, com ondas que podiam atingir os 14 metros de altura e as previsões não falharam. Nazaré teve a maior onda monitorizada durante a passagem da tempestade Dora.
A rede de monitorização do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa registou nas suas boias a passagem da tempestade, na última sexta-feira e sábado, “observando-se alturas e períodos altos, provenientes de Oeste/ Noroeste”.
“O temporal fez-se sentir com maior intensidade durante a tarde do dia 4 e a madrugada do dia 5 dezembro”, explica a Marinha Portuguesa em comunicado.
A maior onda registada em toda a costa nacional aconteceu pelas 17 horas de sexta-feira, na boia da Nazaré Costeira, com uma altura máxima de 14 metros. A altura significativa situou-se nos 8,9 metros, às 20 horas.
Já em Leixões, a boia costeira registou uma altura máxima de 13 metros às 15h20, enquanto na boia de Sines costeira a altura máxima atingida foi de 10,3 metros, às 20h20, divulga a Marinha.