O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirmou hoje à Lusa que foi detetado um surto no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo André, que atingiu 16 profissionais e 19 utentes.
Segundo fonte do CHL, o surto surgiu no passado dia 24 de novembro e todos os doentes e profissionais afetos àquela ala do serviço (3.º piso na torre poente no Hospital de Santo André) foram testados.
“Neste momento, confirmamos 16 profissionais e 19 utentes infetados. Quatro utentes faleceram e um recebeu alta hospitalar”, revelou o hospital.
O CHL salientou que a “situação está controlada e, em articulação com as autoridades de saúde e cumprindo os protocolos em vigor, já foram tomadas todas as medidas adequadas para salvaguardar os doentes e os profissionais, como a avaliação de risco de todos os profissionais afetos a esta ala do serviço”.
Este não é o primeiro surto detetado no Hospital de Leiria. A 20 de novembro, o REGIÃO DE LEIRIA divulgou que dez dos 23 doentes internados no Serviço de Medicina II que testaram positivo na sequência do surto de Covid-19 detetado no final de outubro. Existiam ainda, nessa data, 23 profissionais que também tinham contraído o coronavírus, 19 já estavam recuperados.
Além do Hospital de Santo André, em Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria integra o hospital de Pombal e o hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, tendo uma área de influência de cerca de 400 mil pessoas.
Com Lusa