A centenária Feira dos Pinhões, em Ansião, decorre este fim de semana em formato digital, uma edição diferente da que a tradição secular nos habituou.
“De forma simbólica, os pinhões marcarão presença no Mercado Municipal no dia 30, sendo toda a restante programação apresentada através dos vários canais digitais do município – portal, Facebook e Youtube”, adianta a autarquia numa nota de imprensa.
Levar o “sentido cultural, o dinamismo económico, a promoção da riqueza local e a valorização da marca “Ansião Coração de Sicó”” a todo o mundo, pelos canais digitais, são os objetivos da iniciativa.
A abertura desta edição contará com mensagens do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, e do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a que se seguirá o lançamento de uma plataforma online para venda de produtos endógenos e artesanato do concelho, criada com o objetivo de promover os produtos e os produtores locais.
A exibição do documentário “Feira dos Pinhões – A Origem”, pela historiadora Cláudia Santos, numa retrospetiva que revisitará os vários séculos de existência da Feira, e a peça de teatro “Um Quadro da Antiga Feira dos Pinhões”, pelo Grupo de Teatro Olimpo, são outras propostas do programa.
No dia 31, “À Mesa com o Rei Pinhão”, um showcooking com o chef António Alexandre e, cantar ao desafio com o Rancho Típico de Alvorge, completam o programa.
Esta tradição remonta ao ano de 1623, com uma aparição junto à Fonte Santa, no lugar de Constantina, concelho de Ansião. Realizou-se uma romaria que evoluiu para uma feira com o formato até agora adotado, “reafirmando o seu reconhecido valor cultural e identitário do Concelho de Ansião”, explica a autarquia liderada por António José Domingues.
Com Lusa