Um total de 15 camas elétricas foram hoje oferecidas ao Centro Hospitalar de Leiria e estão já a ser instaladas. Destinam-se a uma nova unidade de cuidados intermédio para tratamento de doentes Covid-19.
As camas, oferta da iniciativa Aconchegar, foram recebidas esta manhã, em Leiria e destinam-se a uma “nova unidade de cuidados intermédios (nível II) no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, dedicada ao tratamento de doentes Covid-19”, adianta o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) em comunicado.
“A nova unidade já está a ser instalada na atual área laranja do Serviço de Urgência Geral do HSA e fica em funcionamento ainda hoje”, acrescenta o centro hospitalar.
“Em resposta a um pedido de ajuda formulado esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, conseguimos mobilizar em tempo recorde 15 camas elétricas, 15 colchões e 30 guardas metálicas para entregar ao HSA”, salienta Nuno Miguel Guerra, porta-voz da iniciativa Aconchegar, citado na nota de imprensa do CHL.
Aquele responsável deixou igualmente um agradecimento ao Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria e ao CODIS de Braga, “pela imediata colaboração no transporte urgente dos equipamentos, no sentido de operacionalizar a estrutura o mais rapidamente possível”.
O projeto Aconchegar, entidade de angariação de fundos, lançada pela International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) com a Fundação São João de Deus, surgiu para combater as fragilidades causadas pela pandemia
Lícino Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, elogiou “a prontidão de resposta e com esta oferta” que, explica “possibilita aumentar a nossa capacidade ao nível dos cuidados intermédios para doentes Covid-19, tão necessária no atual período de pressão em que vivemos”.
No final da semana, iniciativa Aconchegar anunciou ter doado, num mês, 72 camas a estruturas de apoio e hospitais no país, número que ainda não levava em conta as 15 camas hoje entregues em Leiria.