São, pelo menos, 16 as turmas de escolas do concelho de Peniche que estão em isolamento, devido a casos positivos de Covid-19 ou por proximidade com doentes infetados.
“Hoje é fácil dizer isto mas, desde a primeira hora, questionei, na Comunidade Intermunicipal, porque é que não encerravam as escolas em janeiro. O facilitismo do Natal e do Ano Novo levou a comportamentos menos corretos e as consequências estão aí”, diz Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.
Segundo o autarca, oito das turmas em isolamento pertencem à Escola Secundária de Peniche que tem um total de 23 turmas. As restantes oito pertencem a outros estabelecimentos de ensino do concelho, com 2º e 3º ciclo de escolaridade.
“Agora, parece que vão surgir algumas medidas sobre o encerramento das escolas, mas quanto mais cedo forem encerradas, melhor”, afirma, justificando que “é urgente que se confine o máximo possível” para travar a transmissão do vírus na comunidade.
Segundo o último balanço divulgado pelas autoridades de saúde e Proteção Civil, Peniche tem 368 casos de infeção ativos dos 1.019 identificados desde o início da pandemia, em março do ano passado.
Ainda durante a quadra natalícia, Henrique Bertino diz ter conhecimento de que vários grupos, de maior ou menor dimensão, que se reuniram para assinalar a data e agora contribuem para o total de casos de infeção pelo novo coronavírus identificados no município.
“Basta uma dessas pessoas estar positiva, seja um grupo de 10 ou de 50 pessoas e é o suficiente para gerar uma cadeia de transmissão”, afirma, explicando que “há quem continue reservado [a admitir o resultado positivo] e isso dificulta o trabalho das autoridades de saúde”.
“Estão a cometer dois erros, o primeiro o de quebrarem as regras e se reunirem em grupo, e o segundo, o de não comunicar todos os contactos que tiveram, o que leva à multiplicação de infetados”, alerta o presidente da autarquia.
O REGIÃO DE LEIRIA tentou obter um comentário da direção da Escola Secundária de Peniche, sem sucesso até à divulgação deste artigo.