O Governo atualizou hoje a lista de concelhos de risco e as respetivas medidas. As alterações têm efeito a partir desta sexta-feira, dia 8, e manter-se-ão em vigor enquanto durar o novo estado de emergência.
Na região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém) os concelhos de Ansião e de Figueiró dos vinhos – que integravam até ao momento a lista dos concelhos com risco muito elevado de contágio – subiram para o patamar de risco extremo, depois de terem registado uma taxa de incidência superior a 959,9 novos casos de infeção por 100 mil habitantes em 14 dias.
Para o nível de risco muito elevado passaram os municípios de Alcobaça, Alvaiázare, Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal e Ourém, que se juntam ao concelho de Porto de Mós, que mantém o mesmo grau de risco.
A maior subida aconteceu com Alcobaça, Alvaiázere e Pedrógão Grande que integravam até ao momento a lista de risco moderado, por terem acumulado 480 novas infeções por 100 mil habitantes no mesmo período.
O risco de contágio de Covid-19 também se agravou nos municípios do Bombarral e da Nazaré que passaram de moderado para elevado, depois de contabilizarem mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes.
A única descida reporta-se a Castanheira de Pera que passou de risco elevado para risco moderado.
A nível nacional, há 56 concelhos com risco extremamente elevado de contágio, 132 com risco muito elevado, 65 com risco elevado e 25 com risco moderado.
Atualizações de nível de risco a considerar a partir das 00h00 de 8 de janeiro
- Castanheira de Pera
- Bombarral
- Nazaré
- Alcobaça
- Alvaiázere
- Batalha
- Caldas da Rainha
- Leiria
- Marinha Grande
- Óbidos
- Ourém
- Pedrógão Grande
- Peniche
- Pombal
- Porto de Mós
- Ansião
- Figueiró dos Vinhos