A etapa começou com um bom andamento e tudo levava a crer que Ricardo Porém e Jorge Monteiro iam conseguir um bom resultado na jornada de hoje do rali Dakar.
No entanto, um atraso entre o quarto e o quinto waypoint levou a dupla da Borgward a perder algum tempo. Ainda assim, concluiu a quarta etapa em 39º lugar, com 3h10m16s, mais 34 minutos do que Nasser Al-Attiyah, que soma a terceira vitória da etapa consecutiva nesta edição. Foi ainda penalizado com seis minutos.
“Foi um dia longo e cansativo. Não há muito a dizer…Vínhamos a fazer uma etapa excelente, tínhamos ultrapassado todos os camiões e vínhamos com um bom ritmo até que ficamos presos numa duna. Foram mais de 20 minutos de trabalho na areia, com placas, macaco…. até conseguir retirar o Borgward, para seguir e ainda recuperar algumas posições. Estes 20 minutos perdidos fazem toda a diferença no resultado final de uma etapa como a de hoje”, começou por dizer o piloto que admite que “está a faltar uma pontinha de sorte, mas esta é prova de resistência muito longa, em que não podemos baixar os braços”.
Com este resultado, os leirienses chegam à capital da Arábia Saúdita, Riade, na 32ª posição na geral da classificação dos carros.
Amanhã, a 5ª etapa do Dakar 2021 vai ligar Riade a Al Qaisumah, com uma distância cronometrada de 419 km, considerada como uma das mais duras etapas deste ano, com muita pedra.