O mundo empresarial fica mais pobre. Hoje, domingo, o empresário leiriense Joaquim Emídio Faria, que durante muitos anos foi o rosto da Sival – Sociedade Industrial da Várzea, Lda, faleceu aos 95 anos.
Natural de Leiria, Joaquim Emídio Faria era licenciado em Economia e foi administrador de várias empresas e dirigente de várias associações empresariais, ao longo da sua carreira.
O empresário estava aposentado há cerca de cinco anos e durante o seu percurso desempenhou ainda funções como presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria. Foi ainda membro da direção da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, vogal e representante do Distrito de Leiria na Comissão Coordenadora da Região Centro.
A empresa Sival, com sede em Leiria e instalações fabris localizadas em Várzeas, freguesia de Souto da Carpalhosa, foi fundada em fevereiro de 1944. Dois anos depois, em 1946, Joaquim Emídio Faria entrou para a sociedade. E em 1948, com a aquisição das quotas dos restantes sócios, a empresa passou a ser propriedade exclusiva da família Faria, mantendo-se até à atualidade.
Em 2019, Joaquim Emídio Faria foi distinguido no jantar-conferência do REGIÃO DE LEIRIA com o Troféu Carreira.
Na altura, o empresário agradeceu “a distinção de ser apontado como exemplo de carreira” e referiu que esteve “ao serviço da Sival e suas empresas associadas mais de 60 anos, tendo começado com 20 e poucos anos e reformado com 90”.
“Sempre exerci as minhas funções com muito gosto, o que só foi possível devido ao inestimável apoio dos meus colaboradores. Terminei a minha carreira com a certeza do dever cumprido, segundo as minhas modestas capacidades”, afirmou, durante a cerimónia.
Também em 2016, por ocasião do 31º Aniversário da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, foi agraciado com o Prémio Carreira pela Associação Empresarial.
(em atualização)