O Centro Escolar de Famalicão, no concelho da Nazaré, deverá entrar em funcionamento após as férias da Páscoa, estimou o presidente da autarquia, que hoje anunciou a conclusão da obra de 1,8 milhões de euros.
O Centro Escolar de Famalicão “está concluído, devendo a sua entrada em funcionamento acontecer em breve”, divulgou a Câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, num comunicado em que ressalva que “a transferência da comunidade educativa aguarda as indicações da tutela”.
À agência Lusa, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, explicou que o edifício “será entregue à autarquia em fevereiro” e que o centro poderá abrir portas “assim que for concluído, por parte da DGEstE [Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares], a atribuição de um número de escola”.
A previsão de Walter Chicharro é de que “os alunos sejam transferidos após as férias da Páscoa, iniciando ali o terceiro período letivo”.
O Centro Escolar de Famalicão resulta de um investimento de 1.844.734,50 euros, dos quais 1.256.644,69 comparticipados por fundos europeus e 588.089,81 euros suportados pela Câmara.
O novo edifício irá integrar os cerca de 150 alunos (seis turmas) que frequentam, atualmente, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Famalicão, Raposos e Quinta Nova, e as crianças do Jardim de Infância de Famalicão.
O edifício, que completa o ciclo de construção de centros escolares nas três freguesias do concelho, conta com duas salas de atividade para o pré-escolar e quatro salas de aula para o 1.º ciclo do ensino básico.
Dispõe ainda de biblioteca; sala multimédia; secretaria; sala de professores; cozinha; refeitório; zonas de recreio (descoberto e coberto) e um campo de jogos exterior, tendo, ainda, acesso próprio ao novo Pavilhão Gimnodesportivo, paralelo ao edifício, lê-se no comunicado.
“A Câmara vai assumir a gestão direta da cozinha”, afirmou Walter Chicharro, sublinhando que “as crianças deixarão de ter de ser transportadas para o local de refeição, como acontecia até aqui”, o que se traduz em “ganhos de eficiência, segurança e poupança de custos em transportes e refeições”.
O novo centro escolar vai ainda “resolver a dispersão dos recursos educativos da freguesia” e contribuir para a promoção “da igualdade de oportunidades de acesso a espaços educativos de qualidade arquitetónica, funcional e ambiental”, bem como a “apoios coordenados para os diferentes grupos etários, nas áreas de alimentação, transportes, ação social escolar, educação especial, psicologia e orientação Educativa”, lê-se na mesma nota.
O novo equipamento possibilita ainda a reorganização do funcionamento do sistema educativo numa parte do concelho da Nazaré, “dando resposta às novas exigências do sistema educativo, o cumprimento dos objetivos da Carta Educativa do Município e a criação de igualdade de oportunidades no acesso a um ensino de qualidade às crianças da freguesia de Famalicão”, conclui a autarquia.