Quem pretender exercer o direito de voto antecipado em mobilidade tem até ao final do dia de hoje, quinta-feira, para se inscrever.
Alargada a todos os municípios, esta modalidade permite que os eleitores possam votar este domingo, dia 17 de janeiro, para as eleições presidenciais, numa das mesas de votos disponíveis á sua escolha, antecipando o ato eleitoral marcado para o dia 24.
Segundo nota do Ministério da Administração Interna, inscreveram-se até ontem, em todo o país, 196.786 pessoas para votarem este domingo.
Um número muito superior ao registado nas últimas eleições para a Assembleia da República, em 2019, em que votaram antecipadamente 50.638 pessoas.
Em Leiria, inscreveram-se até ao momento 2.059 eleitores para votarem antecipadamente, referiu esta quinta-feira Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.
Os interessados em inscrever-se podem fazê-lo em www.votoantecipado.mai.gov.pt. O registo requer o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, indicação do município onde pretende votar em mobilidade, contacto telefónico e, sempre que possível, endereço de correio eletrónico.
No domingo, o eleitor deve dirigir-se à mesa de voto que escolheu, munido do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e indicar a freguesia onde está recenseado. No final, ser-lhe-á entregue um documento comprovativo do exercício do direito de voto.
O MAI esclarece ainda que quem estiver inscrito e não exercer o direito de voto nesse dia, poderá sempre votar no dia 24.
Para saberem onde estão recenseados os eleitores podem consultar o site www.recenseamento.mai.gov.pt ou contactar a Junta de Freguesia do seu local de residência.
Podem ainda enviar um SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem: RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento (aaaammdd) – Ex: RE 72386718 19820803.
Eleitores em confinamento podem votar por antecipação
Entretanto, também podem votar antecipadamente os eleitores em situação de confinamento obrigatório – por residirem em lares ou estarem em isolamento profilático – por força da pandemia e por determinação das autoridade de saúde.
“O confinamento tem que ser decretado pela autoridade de saúde pública até ao dia 14 de janeiro de 2021 e desde que inclua o dia da votação”, explica a Comissão Nacional de Eleições.
Para votarem, estes eleitores podem inscrever-se na plataforma da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, ou pedirr o voto antecipado na Junta da freguesia onde está recenseado através de outra pessoa que apresente declaração assinada por si e cópia do seu CC/BI.
Este registo pode ser feito a partir desta quinta-feira e até ao final do dia 17 de janeiro (domingo).
A recolha dos votos decorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro, em hora previamente comunicada, por parte do presidente de Câmara ou representante.
Locais de voto na região para quem votar dia 17
- Alcobaça – Cine Teatro de Alcobaça-João D’Oliva Monteiro
- Alvaiázere – Sede da Associação Casa do Povo de Alvaiázere
- Ansião – Paços do Concelho de Ansião
- Ansião – Paços do Concelho da Batalha
- Bombarral – Salão Nobre do Edifício Municipal do Bombarral
- Caldas da Rainha – Paços do Concelho de Caldas da Rainha
- Castanheira de Pera – Paços do Concelho de Castanheira de Pera
- Figueiró dos Vinhos – Espaço do Cidadão de Figueiró dos Vinhos
- Leiria – Auditório do Centro Cultural Mercado Sant’Ana
- Marinha Grande – Edifício da Resinagem
- Nazaré – Junta de Freguesia da Nazaré
- Óbidos – Pavilhão Municipal de Óbidos
- Pedrógão Grande – Salão Paroquial de Pedrógão Grande
- Peniche – Câmara Municipal de Peniche
- Pombal – Paços do Concelho de Pombal
- Porto de Mós – Centro Escolar de Porto de Mós
- Ourém – Edifício sede do Município de Ourém