Assegurar a sustentabilidade ambiental, valorizando as espécies diferenciadoras existentes e promovendo a integração da área no dia-a-dia dos cidadãos é o objetivo do projeto “Condomínio de Aldeias” a desenvolver na ribeira de Alge, em Alvaiázere.
A autarquia, explica em comunicado, obteve aprovação por parte do Fundo Ambiental para o “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta” para o financiamento do projeto municipal de requalificação da zona circundante à ribeira de Alge, localizada na freguesia de Maçãs de D. Maria.
O projeto tem uma comparticipação de 50 mil euros, valor financiado a 100% pelo Fundo Ambiental, e “surge no seguimento do compromisso municipal de dinamizar e valorizar o património natural, potenciando o valor turístico e ecológico de Alvaiázere”.
Além valorização da ribeira, com a proteção de espécies diferenciadoras que existem na região, a autarquia pretende promover a viabilidade e integração desta região no dia-a-dia dos habitantes do concelho mas também para quem visita a região. “De igual modo, pretende-se assegurar a segurança das populações próximas, devido à densa vegetação que tem marcado este espaço e por se situar com relativa proximidade de áreas de habitação”, acrescenta a nota de imprensa.