A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) remeteu para março orientações sobre o regresso das celebrações presenciais, manifestando o desejo de que a pandemia de covid-19 continue a evoluir favoravelmente.
Num comunicado, após uma reunião do Conselho Permanente da CEP que decorreu online desta segunda-feira, dia 22, lê-se que os bispos acompanham “atentamente a situação da pandemia e confinamento geral, esperando que continue a evoluir favoravelmente, para que seja possível retomar as celebrações presenciais nas comunidades cristãs”.
Segundo o documento, a 09 de março, na próxima reunião do Conselho Permanente, a CEP conta “tomar orientações, em diálogo com as autoridades de saúde e de governo”, para a eventual retoma das celebrações religiosas presenciais.
As missas, bem como catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, estão suspensas desde 23 de janeiro em Portugal Continental, devido à situação pandémica.
A CEP adianta que no dia 16 de março as dioceses e instituições da Igreja vão recordar as vítimas da pandemia na Europa nas celebrações, podendo algumas dessas “ser transmitidas pela rádio e pelos meios digitais”.
Trata-se de uma iniciativa a que se associaram todas as conferências episcopais da Europa, onde morreram mais de 770 mil pessoas devido ao novo coronavírus, e que decorre ao longo da Quaresma.