O Município de Leiria anunciou o reforço do Centro de Recursos para a Inovação das Aprendizagens com mais 200 computadores às escolas, para dar resposta às necessidades do ensino à distância face à covid-19.
Em articulação com as direções escolares, a autarquia desenvolveu um projeto de resposta à necessidade de material informático, com a criação de um banco de material informático com computadores e ‘hotspots’ (acesso à internet) para gestão das necessidades identificadas pelas escolas, refere uma nota de imprensa.
O Centro de Recursos para a Inovação das Aprendizagens (CRIA) conta já com meio milhar de equipamentos, desde a sua implementação, em março de 2020, quando as escolas encerraram no primeiro confinamento da pandemia da covid-19.
A autarquia salientou que, aquando do encerramento dos jardins-de-infância e escolas, como resposta às restrições causadas pelo contexto pandémico então anunciado, foram cedidos cerca de 300 equipamentos.
No decurso do presente ano letivo, os materiais estiveram à disposição das escolas sempre que, em casos de isolamento profilático de alunos, fosse manifestada a necessidade para alunos do escalão A e B da Ação Social Escolar.
Face a um novo período de ensino à distância e à semelhança das medidas tomadas em março de 2020, o Município diligenciou o empréstimo de todo o material municipal disponível nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, e disponibilizou de novo o banco de material informático, agora com reforço de mais 200 computadores e acesso à internet, sendo o empréstimo efetuado a partir do CRIA, sedeado na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Segundo o Município de Leiria, esta ação tem como objetivo contribuir para a diminuição das assimetrias sociais, acentuadas pelo isolamento das crianças e jovens que se encontram em regime de ensino à distância.
Daí a manutenção da ação da equipa multidisciplinar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que irá manter as terapias e dinâmicas pedagógicas junto das mais de duas centenas de crianças em acompanhamento.
A Câmara de Leiria, liderada por Gonçalo Lopes (PS), assegura os meios tecnológicos necessários às famílias destas crianças, garantindo assim a continuidade do trabalho iniciado em setembro do presente ano letivo, refere a mesma nota.