O Município de Alvaiázere anunciou hoje que aprovou a constituição de um Fundo Municipal de Emergência, para apoiar famílias e empresas em situação de vulnerabilidade social e económica no contexto da pandemia da Covid-19.
O apoio às famílias consiste na atribuição de uma prestação pecuniária única, correspondente ao valor despendido com um conjunto de despesas domésticas, como rendas, água, eletricidade ou creches, efetuadas no período de confinamento, informa a autarquia numa nota de imprensa.
Os beneficiários deste apoio terão de comprovar que sofreram uma redução igual ou superior a 25% do seu rendimento mensal durante a declaração de pandemia.
O Município de Alvaiázere, liderado por Célia Marques (PSD), também criou uma linha de apoio excecional às empresas, ao abrigo do Programa Alvaiázere+, que apoia e dinamiza o tecido empresarial local.
Segundo a Câmara, esta medida pretende dar resposta, essencialmente, às micro e pequenas empresas com atividade no concelho, nos setores mais afetados pela pandemia, nomeadamente restauração e similares, comércio e serviços.
Este apoio está disponível às empresas que tiveram quebras de 50% na faturação e que possuam até três trabalhadores e um volume de negócios até 180 mil euros ou, tendo quatro ou mais trabalhadores, apresentem um volume de negócios inferior a 350 mil euros, refere a mesma nota de imprensa.
Os apoios serão concedidos sob forma de um subsídio não reembolsável de 1.200 euros para as empresas com três ou menos trabalhadores, e de 2.400 euros, para as empresas com quatro ou mais trabalhadores.
O pedido de apoio é feito através de formulário próprio disponível na página oficial daquele município do distrito de Leiria.