O Collipo – Festival de Tunas Masculinas, que a Trovantina -Tuna Masculina do Instituto Politécnico de Leiria organiza anualmente desde 2004, não se realizou este mês por força da pandemia.
Sobrou contudo o espírito solidário associado o evento, tendo a tuna lançado uma campanha de angariação de fundos a favor da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima.
A ação, que visa a aquisição de alimentos e produtos de higiene para famílias que atravessam dificuldades económicas, já “está na rua” e irá decorrer até 28 de março. O convite lançado pela Trovantina destina-se à comunidade académica do Politécnico de Leiria e das instituições que, com as suas tunas, têm participado ao longo dos anos no festival bem como a toda a população.
Quem quiser contribuir pode efetuar o seu donativo através de MBWAY (911 875 429) ou da conta associada ao evento (NIBAN PT50 5180 0001 0000 0117 7110 3)
Nos últimos anos, os donativos angariados durante o festival reverteram a favor da CerciPom, Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), Associação Zoófila de Leiria, Colina do Castelo, InPulsar e Oásis Leiria, entre outras.
“Não podemos realizar o evento, mas nada nos impede de dar continuidade a esta vertente solidária”, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA João Agonia, presidente da Associação Musical da Juventude Académica de Leiria (Trovantina). Os bens adquiridos serão entregues em data a anunciar e distribuídos em forma de cabazes às famílias beneficiárias.
Entretanto, o grupo responsável pela praxe da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) do IPLeiria está a organizar uma recolha de verbas para apoiar o Hospital de Santo André na aquisição de materiais indicados pela unidade. Para já, a angariação está restrita à ESSLei, mas admitiu que a iniciativa poderá estender-se a outras escolas da instituição.