O Município de Ansião prepara-se para investir cerca de 2,6 milhões de euros na remodelação dos edifícios do Centro de Saúde, Mercado Municipal e jardim-de-infância. Os projetos e abertura dos respetivos concursos foram aprovados na passada semana, em reunião de Câmara.
O projeto de modernização da unidade de saúde prevê a ampliação da área coberta ao nível do rés-de-chão, requalificação e reconfiguração dos consultórios médicos, salas de enfermagem, salas de apoio administrativo e áreas de apoio, e criação de duas salas/bolsas de espera.
A intervenção contempla ainda melhores condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, instalação de um elevador, circuitos e escadas de emergência, requalificação das instalações sanitárias, e melhoria da eficiência energética do edifício com sistemas de isolamento térmico e acústico e painéis, refere a autarquia em comunicado.
A execução da empreitada, estimada em cerca de 1,3 milhões de euros, dependerá contudo da aprovação de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, para comparticipação de 85% do valor elegível. A autarquia dispõe-se a assumir o restante valor, disse ao REGIÃO DE LEIRIA o vereador Alexandre Moreira, que prevê, “em caso de aprovação”, o arranque das obras em 2022 e a sua conclusão no prazo de 15 meses.
Enquanto decorrerem as trabalhos, os serviços terão de ser deslocalizados, avançou ainda o responsável.
Obras de um milhão de euros no Mercado
Já os trabalhos para a reabilitação do Mercado Municipal e zona envolvente está orçada em cerca de um milhão de euros.
Os trabalhos “incidirão essencialmente sobre o aumento da área da estrutura edificada existente”, estando prevista “a instalação de novos espaços comerciais, substituição integral das coberturas e dos pavimentos, tanto no interior como no exterior, reconfiguração dos circuitos pedonais existentes, e implementação de soluções de eficiência energética e ambiental”, explica a autarquia.
A beneficiação do jardim-de-infância de Ansião tem por sua vez um custo estimado de 280 mil euros. É objetivo do projeto “proporcionar uma melhoria das condições do estabelecimento, incluindo acessibilidades e a segurança do espaço edificado e do espaço exterior, estando prevista ainda a integração de um elevador, a ampliação dos sanitários para pessoas com mobilidade condicionada e a requalificação dos espaços exteriores”.