A oficialização dos dois mais recentes grupos de escoteiros da região de Leiria aconteceu este sábado, um dia depois do Dia Mundial do Escutismo (23 de abril).
O novo grupo de Leiria, o segundo do concelho, é agora o Grupo 274 da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), e o de Rio de Mouros, no concelho de Ourém, o Grupo 275.
Ambos iniciaram atividade em janeiro de 2020. O grupo de Leiria conta com 36 elementos, entre os quais 12 Lobitos, dez escoteiros, seis exploradores e oito dirigentes.
A cerimónia de oficialização decorreu no Mercado de Santana com participação da escoteira-chefe nacional adjunta, Salete Mendes, que deu posse ao escoteiro-chefe de grupo, Domingues António, que empossou por sua vez os restantes dirigentes.
Já os jovens escoteiros receberão o seu lenço este domingo, numa sessão a realizar no estádio de Leiria. A decisão de separar os dois momentos resultou da necessidade de garantir as devidas condições de segurança face ao atual contexto pandémico e evitar a concentração de muitas pessoas.
As atividades do grupo de Leiria têm funcionado na Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, enquanto o grupo de Rio de Couros está instalado na antiga escola primária de Carvalhal do Meio, cedida pela Câmara de Ourém.
O primeiro grupo de escoteiros do distrito de Leiria (Grupo 251) nasceu há sete anos na Barosa, e acolheu em 2018 o Acampamento Nacional da AEP.
Sergio disse:
Uma notícia tão importante, e ninguém se lembrou sequer de escrever a que freguesia pertence o novo grupo de escoteiros de leiria.onde está o quem, onde, quando e porque?
Grande lapso.
Patrícia Duarte disse:
Caro leitor
Agradecemos a sua mensagem.
A informação a que se refere encontra-se na notícia. Uma vez que parecia não estar claro, clarificámos melhor a freguesia a que pertence este novo grupo.
Esperamos ter ajudado a esclarecer.