Azenhas, levadas e linhas de água inspiram a criação de um percurso pedestre, em Ourém, cuja primeira fase foi aprovada na reunião do executivo do passado dia 19 de abril.
A “Rota das Azenhas” será desenvolvida ao longo da Ribeira da Aldeia Nova e da Ribeira do Olival, ligando o parque de merendas do Olival à fonte da Conceição, numa primeira fase.
Em nota à comunicação social, a Câmara de Ourém explica que o percurso “pretende potenciar a visitação, contemplando a valorização do património paisagístico, natural e cultural, através da aproximação de elementos como as antigas azenhas, levadas, linhas de água e vegetação natural associada”. O projeto tem também uma “componente pedagógica e de envolvimento” dos utilizadores com o contexto rural, hídrico e patrimonial daquela zona.
Na primeira fase, a rota terá uma área de 10.500m2 e uma extensão aproximada de 400 metros.
O projeto prevê igualmente a requalificação do parque de merendas do Olival, “através da formalização de um percurso pedonal e ciclável entre a Junta de Freguesia e o Rancho Folclórico, enriquecido com mobiliário urbano e sinalética referente ao percurso pedestre e pontos visitáveis”, lê-se na mesma nota.
Também um percurso secundário junto ao lago será contemplado. Com pequenas áreas de estadia, permitirá desfrutar e usufruir daquele elemento hídrico e da envolvência, “potenciada pela requalificação das margens com técnicas de engenharia natural”.