Depois da polémica do betuminoso, a reabertura: o troço do Percurso Polis entre São Romão e o Jardim da Vala Real reabre ao público na segunda-feira, 5 de abril, terminada que está a primeira fase de requalificação, anunciou hoje a Câmara de Leiria.
A intervenção incidiu sobre 1.870 metros e custou 850 mil euros, investimento que, segundo o município, dotou de melhores condições percurso, tendo em vista a compatibilização da prática de caminhadas, atletismo ou ciclismo.
Agora, o percurso terá faixas específicas para cada uso, apresentando-se “mais seguro, confortável e inclusivo” e utilizável “em todas as alturas do ano”.
A par da mudança de piso e da marcação e sinalética aplicada, foi renovado o mobiliário urbano e iluminação. Mas uma das maiores novidades é a ponte de madeira, junto à Ponte dos Caniços, um atalho relativamente ao traçado anterior do Polis.
De acordo com a Câmara de Leiria, o restante troço do Polis, cerca de 3.500 metros de um total de 5,4 quilómetros, está em fase de desenvolvimento de projeto, não estando definida uma data par ainício da obra.
O município acrescenta que, apesar da abertura ao público, a utilização do Polis implica o cumprimento das “medidas impostas no âmbito do combate e mitigação da pandemia da Covid-19”, bem como o respeito as regras de circulação pedonal e em bicicleta.