O Município de Leiria vai investir 1,4 milhões de euros na construção da nova unidade de saúde dos Parceiros, cuja adjudicação da obra foi hoje aprovada em reunião de executivo.
A obra foi adjudicada por 540 dias (18 meses) e por um montante que ascende a 1,3 milhões de euros, cerca de 150 mil euros abaixo do indicado no concurso, estando o financiamento a ser objeto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85%, refere uma nota de imprensa do município.
O novo edifício, a construir ao abrigo de um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, terá uma área bruta de 745 metros quadrados (m2) e ficará localizado num terreno com 4.500 m2, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros, informa a autarquia liderada por Gonçalo Lopes.
Integrada no projeto está também a criação de uma rotunda de acesso à nova unidade de saúde.
O novo equipamento incluirá uma área administrativa, uma zona para a prestação dos cuidados de saúde e um espaço para arrumos e apoios. Está previsto espaço para estacionamento.
O objetivo é “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes”, indica a Câmara, que reconhece que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários encontra-se aquém das necessidades existentes”.
Encontra-se a decorrer a fase final do concurso para a construção das novas unidades de saúde de Amor e de Bidoeira de Cima, informa ainda a autarquia.
Rui Matiaas disse:
O presidente da junta dos parceiros é Carlos Matias