A reabilitação do edifício da lota do Porto da Nazaré, orçada em cerca de 250 mil euros, vai arrancar dentro de um mês, informou a Docapesca.
A empresa responsável pela exploração do Porto da Nazaré, no distrito de Leiria, anunciou a adjudicação da empreitada de reabilitação do edifício da lota, estimando que a obra seja consignada “dentro de três semanas a um mês”, disse à agência Lusa fonte responsável pela comunicação.
A empreitada contempla um conjunto de intervenções em diversas zonas da lota, entre as quais a área da primeira venda de pescado, as áreas reservadas ao público e aos trabalhadores, as instalações e equipamentos de higienização e áreas de conservação de pescado, refere um comunicado da Docapesca.
As intervenções “pretendem manter as preexistências o máximo possível, respeitando o original estilo arquitetónico e construtivo e introduzindo o fator de valorização ao nível ambiental, social e económico”, refere a empresa.
A empreitada foi adjudicada pelo valor de 249.978 euros e terá uma duração de 120 dias a partir da data da consignação.
No comunicado a Docapesca sublinha que as obras se justificam “pela natural degradação dos materiais” e pela necessidade de se proceder a um conjunto de trabalhos de requalificação que visa “responder às exigências e regulamentos para a manipulação, conservação e primeira venda de pescado, com vista à certificação desta lota segundo o referencial ISO22000:2018”.
Um processo, segundo a empresa, “essencial para melhorar os procedimentos e garantir aos consumidores a existência de um sistema de segurança alimentar fiável”.
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, responsável por uma rede de 23 Lotas e 36 Postos de Vendagem.
A empresa está sedeada em Lisboa e conta com cinco delegações no território continental: Norte e Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve.