Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria vão instalar, até 23 de maio, um projeto-piloto de telemetria que visa a substituição dos tradicionais contadores de água por 800 novos equipamentos inteligentes.
O projeto vai abranger 246 prédios e 16 ruas da cidade e a substituição não terá custos para os consumidores.
“A introdução destes novos contadores de água inteligentes possibilita que a leitura dos consumos de água seja mais imediata e eficaz, a faturação deixa de ser realizada com base em estimativas e substitui-se a leitura manual por várias leituras remotas e automáticas, realizadas ao longo do dia”, informa o SMAS, em comunicado.
Além de eliminar parte das reclamações relacionadas com a faturação, os SMAS de Leiria “passam a dispor de condições para avisar no imediato os clientes caso haja alguma anomalia na rede predial” e “detetar fugas nos sistemas com maior brevidade”.
Após o período de substituição dos contadores será disponibilizada uma plataforma para consulta dos consumos em tempo real pelos clientes que integram esta zona-piloto.
As áreas abrangidas são rua Anzebino Cruz Saraiva; largo Camilo Castelo Branco; largo D. Manuel Aguiar; rua Bordalo Pinheiro; rua Comissão Iniciativa; rua Conde Ferreira; rua Gil Vicente; rua Hermenegildo Capelo; rua Lis; rua Sto. António; rua S. Miguel; rua Tomar; rua Trindade Coelho; trav. Hospital; trav. Tomar; e urbanização Encosta.