Uma explosão, cuja origem está por apurar, destruiu esta noite uma habitação na localidade de Avelar, freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos.
O alerta, dado por um vizinho, foi rececionado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria minutos antes da meia-noite. Além do choque, a proprietária, única ocupante da casa, sofreu algumas escoriações, tendo sido transportada pelos bombeiros para o hospital.
Segundo Marco Martins, comandante dos Voluntários de Óbidos, a casa ficou inabitável ao sofrer uma onda de choque provocada pelo impacto da explosão, que terá também causado um incêndio que ficou confinado a uma casa de banho, onde terá tido origem.
“Quando chegámos ao local, verificámos uma destruição massiva causada pela onda de choque. O incêndio, que estava confinado a uma casa de banho, ainda estava ativo, o que dificultou a nossa entrada”, explicou o responsável, dando conta dos danos registados e do fumo que se propagou pela casa.
No momento da explosão, a proprietária encontrava-se num quarto afastado da casa de banho, tendo sofrido apenas ferimentos ligeiros.
As operações de socorro e combate às chamas demoraram cerca de uma hora até à fase de rescaldo, tendo mobilizado 14 elementos dos bombeiros, INEM e GNR