Uma equipa de inativação de explosivos da Marinha identificou e neutralizou um engenho fumígeno encontrado na Praia d’El Rey, no Concelho de Óbidos.
Os elementos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1) foram chamados a intervir na tarde de sexta-feira, dia 18, na sequência da deteção do engenho e do pedido de intervenção do Capitão do Porto de Peniche.
“Após a chegada ao local, a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização, no local, de um “marine marker” – engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse”, explica a Marinha em comunicado.
Foi efetuado um perímetro de segurança pela Polícia Marítima de Peniche, acompanhada pelos elementos do projeto Seawatch, com a viatura Amarok, e uma equipa de Bombeiros Voluntários de Óbidos.
Segundo a Marinha, “devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso”.
A sua composição “contém fósforo que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele”.
“Ainda que aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos podem encontrar-se acionados, totalmente funcionais, contendo ainda parte da sua carga. Não devem ser manuseados e/ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades”, alerta a Marinha.