Duas novas cadeiras anfíbias, uma para crianças e outra para adultos, e cinco passadeiras reforçam este ano a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida no areal da Praia do Pedrógão, Leiria.
Além destes equipamentos, a praia, uma das 11 da região de Leiria classificadas como Praia Acessível – Praia para Todos, volta a disponibilizar informações através do sistema de identificação de cores para daltónicos (CollorAdd) e folhetos multiformato sobre cuidados a ter na praia, disponíveis no Centro Azul e no Posto Regressar à Praia do Pedrógão com Segurança.
A adesão do município de Leiria ao projeto IUV Sense fornece ainda aos banhistas informação em tempo real do índice de radiação ultravioleta nas praias Pedrógão Centro e Casal Ventoso (Pedrógão Sul), que viram ontem, sexta-feira, hasteadas a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.
“Atendendo a que, pelo segundo ano consecutivo, a época balnear decorre em condições particulares pela situação pandémica que atravessamos, é ainda mais importante a atribuição deste galardão que materializa o esforço contínuo do Município na criação das melhores condições de usufruto da praia”, destaca Ana Esperança, vereadora do Ambiente e da Saúde, citada em comunicado.
Serão ainda disponibilizabos aos veraneantes eco-cinzeiros “Biataki” para evitar a deposição indevida de beatas no areal.
“Temos muito orgulho em ter uma Praia cada vez mais amiga do Ambiente e obviamente que contamos com o contributo de todos”, realça a responsável.
A época balnear na Praia do Pedrógão decorre este ano até 19 de setembro, sendo possível visualizar a praia 24 horas por dia, sete dias por semana, através das câmaras do sistema de Live Cams do MEO Beachcam. O sistema permite confirmar, em tempo real, as condições meteorológicas e do areal, o estado do mar e o grau de ocupação da praia.