O acesso ao largo de São Pedro, junto ao Castelo de Leiria, vai estar condicionado ao trânsito, a partir de amanhã, segunda-feira, e até 30 de julho, devido às obras de requalificação em curso.
Segundo informação divulgada pela Câmara de Leiria, será apenas autorizada a circulação de veículos de residentes e afetos às autoridades oficiais ali sediadas – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e PSP -, entre as 18 horas e as 8h30 do dia seguinte.
“Durante o restante período horário, o trânsito será cortado, estando garantido o acesso a viaturas de emergência em caso de necessidade”, acrescenta a autarquia numa nota de imprensa.
Já os acessos pedonais mantêm-se, podendo os utilizadores também recorrer aos acessos mecânicos para aceder à PSP, ao Castelo ou ao mimo – Museu da Imagem em Movimento, entre outros espaços.
A empreitada, iniciada em finais de maio, tem um prazo de execução estimado de 540 dias, prevendo-se a sua conclusão em setembro de 2022.
Além de acompanhamento arqueológico, com a realização de sondagens e pequenas intervenções, os trabalhos contemplam a uniformização dos pavimentos, instalação de mobiliário urbano e de nova iluminação, redefinição do acesso ao edifício onde se encontra a Polícia de Segurança Pública e colocação de árvores.