A Câmara Municipal de Leiria aprovou terça-feira, 6 de julho, a adjudicação da obra de construção do Centro Escolar dos Marrazes, obra que está suspensa há três anos.
Segundo a autarquia, a adjudicação do Centro Escolar dos Marrazes, “uma empreitada que apresenta um projeto renovado e que representa uma mais-valia significativa para a qualidade do ensino no concelho”, foi aprovada, por maioria, em reunião de Câmara.
“Pelo valor de 5,4 milhões de euros, cerca de 1,5 milhões abaixo do preço base do concurso e com um prazo de execução previsto em 18 meses, a obra permitirá oferecer condições de excelência para o ensino, além de um pavilhão desportivo para toda a população”, refere o município em comunicado.
Com uma área total de intervenção superior a 31 mil metros quadrados, o Centro Escolar “pretende dar resposta às necessidades de oferta educativa ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo”.
A autarquia refere que na infraestrutura “passarão a estar integrados os jardins de infância de Outeiros da Gândara, Janardo, Bairro das Almuinhas e n.º 2 de Marrazes, além da Escola Básica n.º 2 de Marrazes, num total de cerca de 600 crianças”, pretendendo promover “a articulação de níveis de ensino diferentes, bem como o desenvolvimento de atividades importantes e necessárias à educação e formação dos alunos”.
O município de Leiria considera tratar-se de “uma empreitada prioritária no que se refere ao reordenamento da rede educativa do concelho”.
A nova infraestrutura dedicada ao ensino “irá resolver definitivamente problemas relacionados com o funcionamento de estabelecimentos em instalações provisórias e em mau estado, a sobrelotação e consequente desdobramento de turmas e a existência de crianças em lista de espera”.