São escaravelhos, medem entre 3 e 4,5 centímetros de comprimento e possuem umas mandíbulas em forma de pinça que os distinguem de outras espécies. E de 16 a 18 de julho irá decorrer a primeira edição dos fins de semana dedicados a observar estes escaravelhos, vaca-ruiva, na região Centro.
Os Lucanus barbarossa (vaca- ruiva) só podem ser avistados, na sua fase adulta, de julho a setembro e estão previstas atividades na Batalha para o poder fazer.
Desta forma, no próximo sábado, o grupo Aves da Batalha vai participar na iniciativa, dinamizando uma atividade nas Grutas da Moeda.
A iniciativa insere-se no projeto BioDiversity4All e VACALOURA.PT que existe desde 2016 e tem incentivado a participação cívica a saber mais sobre os escaravelhos, como a vaca-ruiva e a vaca-loura.
Os dois escaravelhos da família Lucanidae são organismos decompositores de madeira morta, e por isso, têm um papel fundamental na natureza, pois fazem a reciclagem dos nutrientes do solo, explica o grupo Aves da Batalha.
Com o crescimento da Rede de Embaixadores, em 2021 será lançado o primeiro fim de semana dedicado ao escaravelho vaca-ruiva. A iniciativa pretende alertar a população para os problemas que esta espécie enfrenta e explicar como se pode reverter a situação.
No ano passado, no concelho da Batalha, foram observados 75 indivíduos desta espécie. 2020 foi o ano em que pela primeira vez o projeto contou com embaixadores locais dedicados a sensibilizar os cidadãos e a incentivar o mapeamento em regiões onde a vaca-ruiva ocorre.
Qualquer um pode ajudar, independentemente de participar nas atividades, acedendo à plataforma digital que permite que qualquer pessoa faça o registo. E basta tirar uma foto ao escaravelho.
Até ao final de setembro, se pretender, pode juntar-se aos embaixadores locais do projeto VACALOURA.PT, tais como a Associação PATO, a Associação 30POR1LINHA, o grupo Aves da Batalha, Helder Cardoso – Biodiversidade & Ecologia, a Lourambi – Associação Ambiental, a Milvoz – Associação de Protecção e Conservação da Natureza e ainda voluntários naturalistas.