O “Baile dos Pastorinhos” continua a disseminar o gosto e o conhecimento pelas danças tradicionais e no final do mês o projeto da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura dá mais um passo importante: a realização da Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular.
Depois de muitas atividades em escolas, colocando alunos a dançar, e de várias formações orientadas para professores, em Leiria e Ansião, vão juntar-se especialistas nacionais e internacionais para discutir temas como “Investigação em Dança Tradicional e Popular”, “Didática da Dança Tradicional e Popular”, “A notação da Dança Tradicional e Popular”, “Didática da Educação Estética Artista”, “Reflexões sobre a música a literatura em torno da dança tradicional e popular” e “Partilha de práticas em diferentes contextos”.
Segundo a investigadora Marisa Barroso, professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e integrante da comissão organizadora, a convenção será “um momento de reflexão epistemológica sobre a dança tradicional e popular”, assumindo-se como “uma iniciativa de demarcação deste campo de estudos no nosso país”.
A iniciativa da AFRLAE e da ESECS Leiria destina-se “a um público diversificado”, que abrange desde professores e educadores do ensino básico e secundário mas também público em geral, agentes culturais, investigadores e interessados nas áreas da dança, música, etnografia, património material e imaterial, especifica a organizadora.
O programa pode ser acompanhado presencialmente ou online, sendo que o primeiro dia, 30 de julho, terá lugar na ESECS Leiria, e o segundo, dia 31, acontece em Ansião, no Centro Social e Recreativo de Alvorge, Alvorge, culminando com baile tradicional e oficina de dança com música ao vivo, com participação do coletivo AIRE.
Para educadores e professores do ensino básico e secundário, a participação na convenção é acreditada como ação de curta duração.
Inscrições e outras informações disponíveis aqui.