Parte da freguesia de São Bento, já conta com acesso de banda larga à internet, no âmbito do protocolo estabelecido há cerca de um ano entre o município de Porto de Mós e a empresa Altice.
A dificuldade de acesso à internet, sublinhada com a necessidade de levar a cabo o ensino à distância durante o confinamento, deixou evidentes as dificuldades na zona serrana do concelho.
A freguesia de São Bento era uma das mais atingidas pela fraca cobertura. A meta de atingir os 93% de residentes do concelho com acesso a banda larga até ao final do ano, estabelecida entre autarquia e Altice, mantém-se.
A garantia foi deixada pelo presidente da autarquia, Jorge Vala (PSD), quando questionado pelo vereador socialista Rui Marto, sobre este assunto.
O autarca do PS lamentou ter solicitado há vários meses um relatório sobre o ponto de situação do processo, sem sucesso.
“Sei que estão a ser feitos trabalhos em Arrimal e parte de São Bento já está servida”, adiantou o presidente da Câmara, explicando que os trabalhos prosseguem igualmente noutras freguesias. Os dados são-lhe transmitidos pela empresa, via telefone, não havendo relatório escrito que possa partilhar com o vereador da oposição, justificou.
Banda larga começa a chegar às freguesias mais isoladas de Porto de Mós
Necessidade de ensino à distância durante o confinamento fez desesperar população que habita a zona serrana, devido à falta de capacidade de resposta do fornecimento de internet.