Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Base Aérea de Monte Real reforça policiamento aéreo no Báltico

Desde 2007 que Portugal participa em missões de policiamento aéreo no Báltico, no âmbito da NATO.

A partir da próxima quarta-feira, dia 1 de setembro, e até 30 de novembro, 84 militares e quatro aeronaves F16, da Base Aérea de Monte Real (BA5) vão operar a partir da Base de Siauliai, na Lituânia, na quinta participação nacional no Baltic Air Policing, no âmbito das Assurance Measures da NATO.

A participação nacional destacada para a missão Baltics Enhanced Air Policing 2021 (F16), recebeu, na passada segunda-feira, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

“A projeção dos militares portugueses para o Báltico tem tido a preocupação de integrar elementos muito diversos na equipa de apoio aos F16. Desde as equipas médicas, aos meteorologistas, à manutenção e à comunicação pública, ou ainda aos controladores aéreos, e naturalmente aos pilotos-aviadores – todas estas dimensões se relevaram da maior importância para o sucesso das sucessivas missões nacionais no Báltico, no âmbito da NATO”, afirmou o Secretário de Estado, destacando o empenho e sucesso nas quatro missões anteriores, realizadas desde 2007.

As missões de policiamento do espaço aéreo dos países bálticos têm como objetivo identificar e intercetar aeronaves que não cumpram com as regras internacionais da aviação ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados